segunda-feira, março 24

Novo mapa judicial


Uma das medidas anunciadas no início do novo ano judicial foi a proposta de renovar o mapa judicial. Este mapa prevê a transformação das 230 comarcas existentes em 35 tribunais regionais – para já começará com uma experiência piloto nas regiões do Baixo Vouga, Lisboa-Sintra e Alentejo litoral. No entanto, as vozes contra este novo mapa já se levantaram e partiram dos próprios municípios que acusam o governo de querer contribuir para uma maior desertificação do país e que obrigará as autarquias a cobrir financeiramente todas as obras de urgentes e a ceder espaços para instalar os novos tribunais. Mas o que os portugueses querem saber é se a justiça vai ser mais célere, justa e próxima dos cidadãos.

4 comentários:

Unknown disse...

Boa Tarde Fernanda.

Quem tem o poder não o quer perder, por isso é que as reformas não avançam em Portgal.

Quem tem razão é Marinho Pinto que chama "os bois" pelos nomes, esse sim um bastonário, é o primeiro em 20 anos.

Unknown disse...

Senhor Doutor Juíz, os cidadões nunca tiveram dificuldade em aceder à justiça, o problema é de dinheiro para aceder a ela, porque é cara e demorada demais, o que leva a custos muitas vezes insuportáveis.

Já agora era o que faltava que os senhores não se disponibilizassem para efectuar julgamentos em várias comarcas, é o vosso trabalho.
Eu se estiver a trabalhar em Lisboa e se tiver que ir 2 ou 3 vezes por semana ao Porto, Bragança ou Faro, tenho que ir e ponto final, não posso efectuar o serviço por telemóvel.

Rui disse...

Boa Tarde,

O acesso a justiça e aos tribunais não se prende com distâncias... prende-se sobretudo com condições Económicas de quem pretende ajuda da justiça portuguesa...

paula santos disse...

ola boa tarde.
infelizmente não consegui ligão telefonica em directo. no antanto como funcionaria judicial gostaria de disser que consecutivamente estão a sair nova legislação, mas raramente são dadas formação sobre as alterações efectuadas, é o funcinario ser malabarista e desenrascar-se, sou de braga e trabalho em Lisboa por 850€, pago alojamento e transportes, sobram 200€, trabalho regularmente até as 8/9h da noite, e ganho o que trablhe até 5h, somos cerca de 400 nesta situação, os deslocados, e ainda falam e criar a figura do juiz presidente e do admínistrador de tribunal, quando o que é necessário é funcionários, formação, computadores actualizados e não como o meu que não o desligo durante toda a semana, porque demora mais de 30 minutos para iniciar, e ainda legislação estavel, porque da forma que fazem alterações não é possivel consolidar conhecimentos.
foi pena não estar ninguem a representar os oficias de justiça, porque saberia como explicar como se demora 7/8 meses a juntar o requerimento, infelizmente exisgesse a quem menos ganha.
que a justiça comece a ser feita pela base e não pelo topo, como é o caso, mas só no topo é que está o poder decisório!!!
bom trabalho.