quinta-feira, novembro 19

Histórias da lua nova

Crepúsculo, Lua Nova, Eclipse, Amanhecer: livros que trouxeram o mundo dos vampiros de novo para a ribalta. Drácula renasce igualmente pela mão do sobrinho-neto de Bram Stoker, que escreve a sequela a partir de notas manuscritas do autor deste clássico. E até conceituados escritores portugueses se renderam ao tema dos mortos-vivos.
A “crendice” popular deu lugar a um verdadeiro culto em todo o mundo. O cinema também não resiste a este tema e os vampiros são, hoje em dia, figuras sexy que povoam os ecrãs. Mas afinal o que leva tanta gente a interessar-se por estes seres que vivem de noite, temem crucifixos e alhos e adoram morder um pescoço? Será a sua imortalidade o factor que mais fãs conquista? Ou vivemos ainda com medo das criaturas da noite?

Convidados:
José Garrucho Martins
, Sociólogo
Ana Paula Tavares, Escritora e colaboradora no livro Contos de Vampiros
António Pascoalinho, Professor, crítico e historiador de cinema
Pe. Inácio Belo

25 comentários:

Vitor Frazão disse...

O fascínio por vampiros não é novo, aliás para o sucesso de livros mais recentes, assim como para a visão mais humanista dos vampiros, muito contribuíram a autora Anne Rice e o conhecido RPG “Vampire” da White Wolf.

A base do sucesso está precisamente nessa interpretação dos mitos e lendas. Os vampiros dos livros de hoje são pessoas vulgares que foram livres dos grilhões das regras sociais e morais, assim como da mortalidade. Basicamente, colocando a questão: o que farias se não tivesses de seguir regras e pudesses viver para sempre?

Além do mais, não nos pudemos esquecer que toda a mitologia vampírica e em particular as secções aproveitadas pela actual cultura popular têm um forte cariz sexual.

http://cronicasobscuras.blogspot.com/

Juanlusz disse...

Olá Fernanda, olá Portugal. Chamo-me Juanlusz e sou professor de português língua estrangeira em Mérida, na Extremadura espanhola.
No meu blogue pedagógico Escolaugusta, publiquei agora em Novembro um micro-conto e um slideshow "crepusculares" ;-) A história, inventada, acontece em Alcobaça. Nem sempre hão de ser os grandes filmes e os grandes livros os "veículos do medo" ;-) Espero que gostem.
Um abraço e parabéns pelo programa. Recomendo aos meus estudantes. Eles adoram.

Juanlusz disse...

Olá outra vez, sou o Juanlusz. Esqueci mandar o endereço do blogue:
http://escolaugusta.blogspot.com/
Já agora, aproveito para mandar o micro-conto:
"Perto da apaixonada Alcobaça, lá onde o Casal do Abegão encontra o fértil campo, na Rua da Capela, há uma cruz em pedra que lembra como, há muitos anos, João Sombra matou o seu cunhado António Careto, à enxadada. Há quem diga que foi por ciúmes; outros, por brigas acesas depois de uma herança mal herdada; há pessoas que afirmam que os cunhados vinham com os copos, de candeias às avessas. Da imaginação ousada de alguns vizinhos voam palavras a sugerir que, nas noites frias de Novembro, (já as encarnadas maçãs não enfeitam as maternais árvores) o espírito de João Sombra anda por aquelas terras, de enxada às costas e garrafa na mão ...".
Em último lugar, Fernanda, para quando um programa sobre o ensino e a aprendizagem do Português Língua Estrangeira, em Portugal e em Espanha? ;-)
Abraço.

Portugal Decosta disse...

Gostaria de lembrar que a ideia dum "vampiro bom" não é nova. Na já clássica serie "Buffy - The Vampire Slayer" a heroina era ajudada por um vampiro regenerado e bem parecido. Quanto ao bom aspecto dos vampiros isso é inerente a estas personagens desde Drácula, pois ao ataque do vampiro está associada sedução e sensualidade.

Joana disse...

Muito Obrigada pr abordarem este assunto.
Eu sou fã da Saga Luz e Escuridão, e sinto-me triste por em Portugal nao se falar nada sobre este assunto.
Mais uma vez obrigada

pedrgloria disse...

Tal como outras tradições pagãs que foram deturpada e/ou adaptadas pela cristianização, também a imagem dos vampiros foi deturpada. Histórias sobre vampiros são bastante antigas e aparecem na mitologia de muitos países, principalmente dos da Europa e do Médio Oriente, na mitologia da Suméria e Mesopotâmia, onde surge como filho de Lilith, se confundindo com Incubus. Contudo as referências mais antigas a seres vampíricos vêm do Antigo Egipto, destacando-se nesta mitologia a sanguinária Sekhmet e o Khonsu do Pre-Dinástico, como é bem visível na tradição vampírica da Aset Ka. (in wikipedia)

Anónimo disse...

Olá Fernanda , não concordo com o pequeno anuncia que passas-te , com os MoonSpell , porque não são a unica banda Goth Punk , simplesmente mais uma .
O uso de roupas , pretas , colares de picos , etc , não faz de uma pessoa vampiro , alis eu uso !
É preciso também dizer que o '' Crepusculo '' é um filme de vampiros , mas não é um filme violento !
Até porque o ROB , é muito solicitado pela a sua beleza e não por ser um '' vampiro '' .
Beijos , fiquem bem =)
Punks not dead +.+

Daniela RC disse...

Devido aos livros de vampiros, não que sejam sobre vampiros, mas por ser um tema interessante dos tempo de hoje, leva a muitos adolescentes a lerem e isso faz muito bem, que foi o meu caso, eu detestava ler, mas após descobrir crepusculo eu queria saber a continuação e só pensava: Quero mais e mais e fui obrigada a ler os restantes livros e amei, agora adoro ler livros e quanto mais grandes eles forem melhor, principalmete se for sobre vampiros.
Já li os dois livros que existe em portugal da casa da Noite (marcada e traída) e estou ansiosa pelos restantes.

Parabens pelo exelente programa.
Daniela

hmrkz disse...

Em Portugal já existem varios movimentos/grupos de vampiros..

são grupos em crescimento graças a internet e filmes...

a realidade é diferente do que dizem...

pena nao haver alguem do movimento no programa

Anónimo disse...

*anuncio
*alias

hmrkz disse...

Vampiros??? Nos grupos que existem são é pessoas que não tem lugar nenhum na sociedade!

Pessoas revoltadas que so vêem sangue À SUA frente!

Ticha_VG disse...

Olá.

Fazendo parte de um blogue alusivo a esta temática não posso deixar de ver este programa e de agradecer por abordarem este tema. Fiz também questão de divulgar o programa no nosso blogue, como podem ver aqui: http://volturiguard.blogspot.com/2009/11/vampiros-no-programa-sociedade-civil.html

Continuação de bom trabalho.

Patrícia Moreira (Administração Volturi Guard).

hmrkz disse...

A historia dos vampiros é so para vender!

pedrgloria disse...

Meus caros,

Estão apenas a referir-se á história após a cristianização.

Não esqueçam a história antes da cristianização.

Todos os símbolos de que falam vêm das religiões pagãs anteriores á cristianização.

Foi a cristianização que as adaptou e/ou deturpou.

Anónimo disse...

Tenho 20 anos e sou o público-alvo desta nova ideia dos Vampiros. Gosto imenso de ler, cinema e tv, e os vampiros não me passaram ao lado. Começando por Buffy, Twilight, Marcada, Vampire Diaries e a minha preferida, que ainda nao foi referida no programa, a série True Blood, já com 9 livros publicados em inglês. A actriz principal ganhou o Emmy para melhor actriz, a Anna Paquinn, que também tem um oscar, e isto mostra logo a cultura imensa atrás dos vampiros, a excelência desta série.

Beatriz Pereira

Vsg disse...

Boa tarde,

Eu sou uma jovem de 24 anos e "devorei" os livros da saga crepusculo em poucos dias.
Uma colega minha de 50 anos, aconteceu-lhe exactamente a mesma coisas.. Isto não é só para adolescentes..
Estes livros.. conseguem "prender" uma pessoa de tal forma com a história.. que não conseguimos parar de ler.
As histórias de vampiros não de agora, é verdade, mas a escritoria com esta história criou digamos, uma versão diferente de vampiros.
Pequenas diferenças que os torna especial!

Daniela RC disse...

Bem ja deixei aqui um comentario, mas queria apenas dizer o quanto acho importante ler (mais uma vez) e relembrar a minha deixa, já que li o Amanhecer (que á bocado estavam a contar as paginas) e é muito grande, eu li-o em apenas 2 dia e adorei, neste momento ja li a saga toda umas 5 vezes e sem parar, amo esta saga e entre outras, inclusive a Casa da Noite.

Devido ao tema eu divulguei no blog do TP (Twilight Portugal) http://twilightportugal.blogs.sapo.pt o vosso programa, já que faço parte da equipa.

Muitos parabens pelo programa.
Daniela Cristovao

-mmm disse...

Boa tarde,

Para começar gostava de lhes dar os parabéns pelo programa.
Eu sou uma adolescente que raramente lia. Sentia curiosidade em relação á saga da stephenie Meyer, e comecei por ler o primeiro. Posso dizer-lhe que o li em apenas um dia. Como practicamente, todas as pessoas que leram o primeiro, tive de ler os restantes. Graças a eles adoro ler, não só sobre vampiros.
Acerca do vestimento, acredito que um adolescente tenha alguma dificuldade em "descubrir-se" a si mesmo. Vestirem-se de preto ou ,como seja, é apenas uma das fases de descubrirem-se. " è mais fácil saber quem se quere ser, do que quem se é realmente." Não acredito que tenha muito a haver com vampiros.

Obrigado

Sylvie disse...

Boa tarde! Eu sempre tive um grande fascínio pelo vampiros!
A amor entre eles é sempre tão verdadeiro e eterno! é uma visão muito romântica...
Cmp
Sylvie

Sylvie disse...

E porque não sonhar? e porque não abrirmos um livro e deixarmo-nos levar por toda aquela mítica, por todo aquele mundo vampiresco?
:)

Sylvie disse...

A série True Blood é linda!

Sociedade Civil disse...

os livros são um universo adverso ao real, mas de certa forma igualmente verdadeiro. Já li o crepusculo cerca de 28 vezes, a lua nova cerca de 20, o eclipse 15, e o amanhecer 14
ines/ por mail

Sylvie disse...

Peço desculpa pelas minhas intervenções soltas e já fora de horas acontece que estou a ver o programa só agora (em diferido) e não consigo deixar de comentar o que vou vendo.
Quero dar os meus parabéns ao jornalista, pela selecção musical que fez! Theatre des Vampires, Moonspell e Bauhaus! (das minhas bandas preferidas!). Claro que há muitas mais!...

OFF TOPIC
É uma pena este blog "morrer" assim que acaba o programa!

Sylvie disse...

Detesto a série Buffy. Não tem qualidade nenhuma!

A Fernanda tem razão quando diz que assim ao menos toda a gente lê muito mais livros! concordo! :)

Ultimamente só se fala em vampiros porque é moda. Vem de fora. Aliás segundo me parece lá fora já é "out" ;)
Acho que "esta onda" dos vampiros é mais ou menos como a recente comemoração do Halloween! veio de fora também. Cenas á Americana lol
:)

Cmp a todos.
O programa foi, como sempre, muito bom!

Unknown disse...

Vampiros! Adoro-os! Tenho 14 anos e o meu fascínio por vampiros não veio da saga Twilight (apesar de adorar o filme e os livros, li os 4)! Começou com Blade, aos 10 anos, mas já não é o meu favorito! Depois, aos 13 anos começei a ver o Moonlight, uma serie de vampiros transmitida pela FOX e o Angel! E depois, veio então, o maravilhoso Twilight! Abraços e beijos para todos os Amantes dos Vampiros!! =D